sábado, 5 de junho de 2010

Especialistas apontam efeitos adversos de remédio para controle do colesterol





  Alguns medicamentos conhecidos por ajudar no controle do colesterol e na prevenção de doença cardíaca - chamados estatinas - podem aumentar os riscos de catarata, insuficiência renal, dor muscular e disfunção hepática, segundo estudo publicado esta semana no British Medical Journal.

  Avaliando mais de 2 milhões de britânicos com idades entre 30 e 84 anos, os pesquisadores descobriram que, para cada 10 mil pessoas tomando estatinas, havia 271 menos casos de doença cardíaca e 263 de câncer no esôfago. Entretanto, o medicamento pareceu ter efeitos colaterais: a cada 10 mil pacientes em uso do remédio, foram observados 307 casos extras de catarata, 23 a mais com insuficiência renal aguda e 80 casos a mais de disfunção no fígado em comparação com pacintes que não fazem uso de estatinas.

  Estudos científicos comprovam grande parte dos pacientes que fazem uso desses medicamentos, não tomariam remédios se tivessem uma alimentação balanceada associada à atividade física constante.

 “Sabemos que não são todas as pessoas que tomam estatinas  que experimentarão os efeitos colaterais indesejados”, disse a pesquisadora June Davison. “Entretanto, para pessoas com doença cardíaca ou com alto risco de ter esses problemas, os benefícios das estatinas superam esse risco”, completou, acrescentando que o importante é que o paciente consulte um médico antes de iniciar o tratamento e quando apresenta algum efeito adverso.

  Dr. Christian Gadben
  Fisioterapeuta, Acupunturista e  Instrutor Internacional de Pilates

Nenhum comentário:

Postar um comentário