segunda-feira, 21 de novembro de 2011

O que é chamado de câimbra?




A câimbra é uma contração involuntária súbita do músculo ou de diversos grupos musculares simultaneamente. Nestes casos, a região costuma ficar enrijecida (em virtude da grande contração muscular das fibras, quase que simultaneamente) e com muita dor, fazendo com que a pessoa tenha que cuidar imediatamente desta condição.




Por que esse tipo de dor acontece?

A câimbra ocorre porque as placas motoras (estruturas anatômicas que transmitem o impulso nervoso ao músculo, para que ele se contraia) ficam com um acúmulo de ácido lático que posteriormente tornam os músculos mais excitáveis, gerando assim a grande contração muscular. Ocorre mais frequentemente nas panturrilhas e na musculatura da coxa, mas, dependendo do desgaste do atleta, pode atingir até mesmo a musculatura do abdômen, podendo, se não tratada, causar problemas graves. É muito mais freqüente em atletas, mas pessoas que não tem uma boa alimentação e que estão pouco hidratadas podem também ter isso.



É possível prevenir as câimbras?

Normalmente, a prevenção das câimbras se dá por meio de uma boa hidratação, incluindo a ingestão de sais minerais e vitaminas antes do exercício. Uma pessoa bem hidratada normalmente não tem câimbras. Outra recomendação é que sempre se faça alongamento dos músculos das pernas, pois é aí onde as câimbras são mais freqüentes.



A alimentação pode influenciar em algo para a melhora e/ou prevenção?

Normalmente, alimentações balanceadas e com uma boa quantidade de sódio, magnésio e potássio agem como um protetor para evitar as câimbras. O grande problema é que nem sempre uma boa alimentação resolve, principalmente quando a temperatura externa é muito alta (acima de 32 graus Celsius) e o ambiente é muito úmido (acima de 80% de umidade). Nestas condições, se o esporte é praticado com muita intensidade, causando grande desgaste físico, as câimbras podem aparecer até mesmo em quem é bem treinado e bem nutrido.



Como amenizar a dor no momento da câimbra e iniciar o tratamento?

O melhor na hora é colocar gelo e iniciar uma hidratação. Normalmente atletas com câimbras estão com a sua temperatura central alta e isso deve ser abaixado através do resfriamento com gelo, inicialmente. Devemos retirar a pessoa do sol, ventilar o ambiente e aplicar o gelo na musculatura afetada, alongando o músculo para aliviar a dor e evitar as contrações continuadas.



Depois de passar a dor, o que devo fazer para melhorar a câimbra?

Quando a sua atividade física acabou e você já se resfriou um pouco, o melhor a fazer é tomar bebidas que contenham eletrólitos e sais minerais. De acordo com McArdle WD e colaboradores (2006), exercícios prolongados (geralmente corridas e maratonas) provocam suor excessivo e podem fazer com que você perca de 13 a 17 gramas de sal (2.3 a 3.4 g/litro de suor). A reposição de sódio pode ser feita pela adição de 1/3 de uma colher de chá para cada litro de água. O objetivo após os exercícios é repor o que você perdeu. Por isso, outra boa dica é ter uma idéia do seu peso antes do exercício e se pesar depois para saber o quanto perde, em média, em cada atividade.



Há alguma relação entre aterosclerose e câimbra em pessoas com mais de 60 anos?

Pessoas com aterosclerose tem maior tendência a problemas de constrição vascular em virtude das placas que podem se formar nos vasos sanguíneos. Isso pode ser um fator de alteração da circulação local no músculo, principalmente nas pernas, e pode propiciar câimbras com maior freqüência.



A câimbra pode estar relacionada a situações de estresse?

Sim. Muitos atletas têm câimbras em jogos e partidas simplesmente por estarem ansiosos e nervosos. O estresse relativo a uma grande competição geralmente é a principal causa de câimbras em atletas profissionais e muita gente estranha isso. Mas não devemos esquecer que tudo que acontece de movimentação na nossa massa muscular é coordenada pelo córtex cerebral e qualquer alteração de ansiedade ou estresse em excesso pode piorar a condição de excitabilidade muscular.

Fonte : http://tenisbrasil.uol.com.br/instrucao/99/O-que-e-chamado-de-caimbra/

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

ALESSANDRA AMBRÓSIO FAZ PILATES ANTES DO DESFILE DA VICTORIA S SECRET



O desfile da Victoria’s Secret é o tipo de evento que dá frio na barriga das modelos, ainda que grande parte delas não tenha nenhuma proêminencia nessa parte do corpo e, portanto, nada para se preocupar. O evento ocorreu no dia 09.11 e, entre as modelos estava a brasileira Alessandra Ambrósio.

Antes da data do desfile, sabe onde a top poderia ser encontrada grande parte do tempo? Na academia SLT (Strength, Lengthen, Tone).

É que Alessandra, como todas as outras angels, encaram um treino especial antes da passarela da marca de lingeries, afinal, além de desfilarem com pouca roupa, as fotos daquele dia rodam o mundo. O da brasileira inclui um mix de exercícios para o fortalecimento muscular com Pilates feitas em um aparelho específico batizado de Megaformer (originalmente criado para o programa de Sebastien Lagree, guru do fitness). Além das aulas de 50 minutos, Alessandra, que é superativa, ainda aproveita para ficar em forma com suas atividades usuais: surfe, patinação e até subindo e descendo escadas!


Aqui, a top em um dos treinos da SLT (Strength, Lengthen, Tone) na Califórnia/
Foto: Internet

As aulas da academia, que custam US$ 40 cada (cerca de R$ 69) e são descritas como body-transforming no site, têm ganhado cada vez mais adeptos, prova é a recente abertura de uma unidade em Nova York. Seria graças a Alessandra? Ao olhar para a foto acima é possível afirmar que melhor garota propaganda (ainda que não oficial), impossível.

 
Fonte: Vogue Brasil


segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Mulheres buscam definição dos braços antes da chegada do verão



Com a chegada das altas temperaturas é hora de expor braços em regatas e tops, que entram com força no vestuário feminino no Verão. Mas os membros superiores nem sempre são o forte das mulheres que, muitas vezes, priorizam pernas e glúteos nos treinos. Investir em exercícios específicos para os membros superiores pode proporcionar braços definidos e boa postura.


Ter músculos torneados se tornou moda entre as atrizes americanas, como Cameron Diaz e Renée Zellweger. Mas braços definidos não são sinônimo de masculinizados, já que depende do estímulo.


"De maneira geral, as mulheres não gostam de treinar braços com medo de ficarem muito fortes e ganharem volume. Isso é um mito, porque o braço masculinizado envolve treinar com cargas excessivas, alimentação especial e muita dedicação", ressalta a personal trainer e professora da Loft Sport, Karoline Carvalho.


O personal trainer Marcelo Rocha, do Studio 2 You, explica que para definir membros superiores deve-se trabalhar dois grandes grupos: o dorso, que envolve as costas, e o peitoral. "Estimulando os dois, a pessoa trabalha como um todo e consegue equilíbrio, muito importante tanto para a estética, quanto para a postura. Assim terá um dorso bem definido e costas delineadas", explica.



Para acenar o 'tchauzinho' sem medo


O tríceps, tão conhecido entre as mulheres como o músculo do "tchauzinho", é considerado um músculo inativo, que não é trabalhado nas atividades cotidianas.


"É a primeira musculatura a perder o tônus e sujeito a aparecer flacidez. Na mulher, de maneira geral, é também o músculo que mais demora a apresentar resultados. Sempre dedicamos mais tempo a ele nos treinos", comenta a personal Karoline Carvalho.


De acordo com Marcelo Rocha, existe um déficit de estímulo nesse músculo, mesmo em muitas mulheres com pernas bem torneadadas. "Fisiologicamente, com o decorrer dos anos, há um aumento do acúmulo de gordura no tríceps", ressalta o personal.

 


Exercícios combinados à alimentação

Além dos exercícios específicos para bíceps, tríceps, ombros e costas, conjunto que permite conseguir um equilíbrio e uma postura adequada, a alimentação balanceada é essencial para reduzir o percentual de gordura nos braços, que deve ser em torno de 10%. Se o nível de gordura no local for grande, primeiro será necessário eliminá-lo. A personal Karoline Carvalho ressalta que mesmo mulheres de braços finos podem ter gordura nessa região. "Elas têm flacidez e o foco do treinamento será tônus muscular e definição". Neste caso, se o treino for levado a sério, com uma frequência de duas a três vezes por semana, os resultados começam a aparecer entre oito e doze semanas. "É possível conseguir braços delineados ainda para o próximo Verão", garante o personal Marcelo Rocha. O professor orienta optar pelos exercícios com bola, em que se trabalha o conceito funcional. "Quando se insere a bola, além dos músculos superiores, também se trabalha o equilíbrio e o desenvolvimento da musculatura abdominal, pela própria instabilidade que o material proporciona", explica



segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Regiane Alves diz que diminuiu manequim para viver piriguete em "A Vida da Gente"





A atriz contou que precisou intensificar a musculação e pilates para interpretar a ex-personal trainer Cris


Regiane Alves disse em entrevista publicada na Folha de S. Paulo de domingo (23) que precisou intensificar os treinos de Pilates para viver a personagem Cris, uma ex-personal trainer, na novela das 6, "A Vida da Gente".


Com isso ela conseguiu emagrecer e trocar o manequim que antes variava entre 38 e 40 para 38/36.

"Amo compor a personagem, penso em cada detalhe, no esmalte, nas roupas, sou bem detalhista", afirmou.

Questionada sobre se aceitaria posar nua para revistas masculinas, ela afirmou: "No momento não tenho vontade de fazer ensaio de nu".


Fonte : Revista QUEM







terça-feira, 18 de outubro de 2011

Lipoaspiração sem exercícios pode ser perigosa


Perigo reside no aumento da gordura visceral que ocorre de maneira imperceptível ao paciente.

A realização da lipoaspiração não acompanhada de atividade física regular no pós-operatório pode acarretar um aumento significativo da gordura visceral, localizada na região entre os órgãos.

Essa gordura é extremamente danosa para a saúde por estar associada ao aumento do risco cardiovascular.

Os exercícios físicos inibem o aumento dessa gordura entre os órgãos - veja Gordura abdominal interna é a mais perigosa para doenças do coração.

A conclusão é de um estudo realizado na Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da Universidade de São Paulo (USP).

Treinadas e sedentárias

A pesquisadora Fabiana Braga Benatti recrutou 36 mulheres com Índice de Massa Corporal (IMC) abaixo de 30, que fariam lipoaspiração na região abdominal, para participar da pesquisa.

O IMC é calculado a partir do peso da pessoa em quilogramas, dividido pela sua altura em metros elevada ao quadrado.

O grupo foi igualmente dividido em "mulheres treinadas" e "mulheres sedentárias".

Dois meses depois da cirurgia, o primeiro grupo foi submetido à uma série de exercícios de força e aeróbicos, por três vezes semanais, durante quatro meses, enquanto o segundo grupo permaneceu sem fazer atividades físicas regulares.

Uma bateria de exames foi feita antes e depois do processo e serviu de base para toda a pesquisa.

Aumento de gordura sem perceber

No grupo das mulheres sedentárias, o ganho da massa visceral chegou a 10%.

O fato não foi percebido pelas pacientes, pois o aumento desta gordura interna do corpo dificilmente é identificado no dia-a-dia, já que não representa grandes proporções em termos visuais.

Isso aumenta a importância do estudo, já que dificilmente estes dados seriam alcançados a não ser por um acompanhamento detalhado durante o pós-operatório.

Já no grupo de mulheres treinadas não houve aumento da gordura visceral. O treinamento físico preveniu este aumento.




Uma possível explicação para isso é o fato deste tipo de gordura ser metabolicamente ativo e mais responsivo ao aumento das concentrações de adrenalina que ocorrem durante o exercício físico.

Além disso, o treinamento físico preservou o gasto energético das mulheres treinadas, o que pode ter contribuído para seus efeitos benéficos observados.

* Lipoaspiração não é para perder peso

O peso perdido na cirurgia de lipoaspiração foi recuperado em ambos os grupos.

A cirurgia não tem como objetivo a redução de peso, que diminui em média 1%. A pretensão da lipoaspiração é retirar a gordura localizada e modelar o corpo do paciente.

No caso das mulheres sedentárias, contudo, o peso retornou possivelmente pelo novo ganho de massa gorda, favorecida pelo estilo de vida levado. O metabolismo se esforça para manter uma constante e isso inclui o peso.

Perda de massa gorda

A diminuição do gasto energético durante dietas restritivas normalmente é atribuída à perda de massa magra.

"Como não se percebeu perda de massa magra durante o estudo, este resultado foi considerado inesperado. "Acreditamos que tenha a ver com a perda de massa gorda", diz Fabiana.

A retirada de massa gorda ocasiona, ainda, a queda nos níveis do hormônio adiponectina, que tem efeito benéfico no corpo. Ele regula a sensibilidade da insulina que, quando alterada, pode gerar uma série de consequências danosas para o corpo, a mais conhecida delas sendo a diabetes.

*Puramente estético

Ao contrabalancear os efeitos da lipoaspiração, o que deve ser feito é um esclarecimento sobre os efeitos colaterais causados pela cirurgia.

"Metabolicamente falando, não vimos nada de benéfico na cirurgia. Ela é um procedimento puramente estético", conclui.

O aumento da gordura visceral e dos riscos que isso traz podem ser evitados, mas para isso é preciso atentar e esclarecer, tanto para médicos quanto para pacientes, a real necessidade de fixação de uma série de exercícios na rotina do pós-operatório.







segunda-feira, 3 de outubro de 2011

ANA MARIA BRAGA MANTÉM SUA FORMA FÍSICA COM PILATES


Aos 62 anos, a carismática apresentadora Ana Maria Braga exibe sua boa forma diariamente no programa Mais Você, da Rede Globo. Mesmo provando todas as delícias preparadas ao vivo em sua cozinha, Ana Maria mantém 53kg bem distribuídos em 1,60m e conta que para isso segue uma alimentação balanceada. Em seu cardápio não podem faltar frutas, verduras e carnes brancas.

A apresentadora pratica Pilates em casa duas vezes por semana. Segundo Ana, o exercício “ajuda bastante no condicionamento físico”. Mas ela afirma que gostaria de ter mais tempo para se dedicar a outras atividades.

Para definir ainda mais suas formas, Ana Maria recorreu a próteses de silicone no seio e no bumbum. A apresentadora também revela que já passou por um minilifting (cirurgia plástica facial).

Além do corpo, os cabelos recebem cuidados especiais. “As luzes do estúdio não ajudam muito e a gente precisa ficar atenta para manter o cabelo sempre hidratado”, conta.

A hidratação da pele também é algo que recebe a atenção da apresentadora. “No corpo não dispenso um bom hidratante”, diz. “Poderia ser mais vaidosa, mas tento manter os cuidados básicos de hidratação e higiene da pele”, explica.

Ana Maria conta que gosta de se bronzear, mas a apresentadora tem muito cuidado com a exposição ao sol. “Utilizo auto-bronzeador”, diz. E segundo ela, jamais se submeteria a uma sessão de bronzeamento artificial.

Mesmo com todos os tratamentos estéticos, Ana conta que o segredo da sua beleza vem do seu estilo de vida. “O fato de eu viver intensamente com certeza me favorece. Vivo cada vez mais com muito amor, paz e felicidade. Essa é a verdadeira beleza!”, define a apresentadora.


Fonte: Redação Terra



quinta-feira, 22 de setembro de 2011

VARIZES , O QUE FAZER ?


A varizes é um problema circulatório que afeta aproximadamente 18% da população adulta, sendo a hereditariedade o fator de risco mais preponderante no que se refere à manifestação da doença. Idade, tabagismo, sexo, sedentarismo, obesidade e manutenção da postura estática por período de tempo prolongado constituem outros fatores de risco para a manifestação da doença.

A doença caracteriza-se por uma disfunção ocorrida nas veias, principalmente nos membros inferiores. As veias são vasos que apresentam a função de conduzir o sangue de volta ao coração (o retorno do sangue pelas veias é denominado retorno venoso). No entanto, a ação gravitacional dificulta este processo. Para compensar esta dificuldade, as veias apresentam pequenas válvulas que auxiliam a impulsionar o sangue para cima contra a ação gravitacional. Além disso, a contração e o relaxamento intermitentes da musculatura também auxiliam neste processo.


A varizes caracteriza-se por uma disfunção nestas válvulas. Desta forma, o sangue encontra uma maior dificuldade para vencer a ação gravitacional, ficando acumulado nas regiões inferiores do corpo. O exercício físico apresenta um importante papel na prevenção e tratamento da varizes. O efeito do exercício se dá através da facilitação do retorno do retorno venoso em função da contração e relaxamento da musculatura presente próximo a veia afetada. Assim, atividades como Pilates, caminhada  e hidroginástica são bastante indicadas para a prevenção e tratamento da varizes. A prática dessas atividades eleva à força dos músculos da panturrilha, aumentando a eficiência do retorno venoso. No entanto, exercícios com cargas pesadas  devem ser evitados por pessoas que apresentam este tipo de problema circulatório.


As pessoas que apresentam varizes devem ser orientadas a não adotarem posturas estáticas durante um período de tempo prolongado no trabalho, sendo que esta mesma estratégia deve ser utilizada com relação aos exercícios. Desta forma, a indicação é utilizar estratégias que diversifiquem as posturas
 
 
AS CINCO REGRAS PARA QUEM TEM VARIZES


EVITE:

Longos períodos de pé parada, ou sentada.

Banhos muito quentes

Doses altas de hormônios

Exercícios de impacto ou de grande esforço (estando de pé parada)


ELIMINE:

O excesso de peso

O sedentarismo


PRATIQUE:

Caminhadas diárias

Natação Pilates, dança, hidroginástica e alongamentos.


COMBATA:

A preguiça

O sedentarismo

O deixe para amanhã


SE CUIDE:

No seu dia a dia reserve pequenos intervalos para elevar as pernas

Procure subir escadas (faz bem, acredite!)

Andar rapidamente quando sentada trabalhando, lembre-se de movimentar os pés para trabalhar a panturrilha (que é o “coração” das pernas)

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

ESCOLIOSE E ATIVIDADE FÍSICA



A escoliose é angustiante e afeta a auto-estima. No entanto, muito pode ser feito para ajudar; o que realmente importa é escolher o caminho certo para você. Além disso, é bem mais comum do que você pensa, apesar de eu reconhecer que é difícil encontrar alguém com ela quando você está no shopping ou mesmo no seu colégio.


Novas idéias estão surgindo o tempo todo, novos tipos de colete e novas alternativas de terapia. Investigue todos antes de se decidir sobre a cirurgia. Com isso não estou dizendo o quê fazer ou não fazer, apenas creio que é extremamente importante saber dos tratamentos em vigor, claro que os abalizados e respaldados cientificamente e, que acima de tudo, apresentem resultados e proporcionem bem estar.



Então, exercite-se! Além dos exercícios fisioterápicos específicos (cinesioterapia própria para a escoliose, RPG e PILATES),
as atividades físicas são muito úteis e indicadas. A natação costuma ser indicada para a escoliose, pois trabalha a respiração e fortalece os músculos, porém NÃO É TRATAMENTO! {aliás, o fato de ela beneficiar a extensão da coluna deve ser levado em conta}. Os exercícios mantém os músculos das costas fortes, portanto, ajudam a estabilizar a curvatura!



Postura é muito importante, não só mantem os músculos ao redor da coluna fortes, como realmente ajuda com a aparência. Uma postura caída, encurvada faz a giba (corcunda da costela) parecer pior.




Lembre-se, postura é fundamental para a manutenção de escoliose, uma vez que permite que os músculos das costas possam suportar corretamente a sua coluna, por isso não se largue! Essa postura caída enfraquece os músculos das costas e pode fazer com que a curvatura cresça desnecessariamente. Além disso, a postura incorreta deixa a escoliose mais perceptível. Em uma postura ereta, a escoliose é mais difícil de ver.


O Pilates aplicado junto com a Fisioterapia vai ser um poderoso auxiliar no nosso arsenal, já que seu objetivo principal é fornecer, através de exercícios específicos, a estabilização vertebral tão nescessária na contenção da evolução da curva escoliótica.



Pilates  aplicado a Fisioterapia incorporado ao princípio da tridimensionalidade vai:


a) prover força necessária dos próprios músculos no sentido da correção nos 3 planos do espaço,

b) tornar possível a estabilização dessa correção, mantendo-a ao longo do tempo,

c) ajudar na adaptação à utilização do colete,muitas vezes necessário,

d) manter a correção obtida por ele depois de sua retirada {estudos mostram uma certa perda da correção após a retirada do colete ortopédico},

e) preparar para a cirurgia, quando indicada, pois deixa a coluna mais forte , porém mobilizada, facilitando o trabalho do cirurgião,

f) auxiliar decisivamente no pós cirúrgico, já que uma pessoa que se exercita regularmente, além da muscultura, ganha benefícios na respiração e na circulação. Isso inflenciará positivamente na recuperação pós-cirúrgica,

g) por fim, e não menos importante, o exercício atua na auto-estima. Pesquisas demostram que as alterações advindas de prática regular de exercício interferem na auto-imagem.



Você não acha que há razões suficientes para acreditar na importância dos exercícios específicos fisioterapêuticos no tratamento da escoliose?



Para terminar, recomendo que não se preocupe. Isso só faz com que você desgaste energia antes do tempo. Existem muitas pessoas com escoliose, alguns tiveram que se tratar cirurgicamente, alguns não, por optarem assim. Você deve fazer a sua investigação, para estar segura(o) , só assim você vai realmente se comprometer para fazer todo o possível a fim de atingir seu objetivo.



Lembre sempre que, por incrível que pareça, mais do que a técnica, a solução dependerá da motivação, disposição e comprometimento do paciente.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Glucosamina e condroitina para artrose, isso funciona?


Mesmo indo além do escopo deste site, decidimos divulgar os resultados desta pesquisa pela importância da publicação e relação direta com o tratamento medicamentoso adotado por muitos pacientes sob tratamento fisioterapêutico e que por vezes, se questionam sobre seu tratamento alopático.




O último número da Revista BMJ (FI=13,660) publicou uma metanálise1 avaliando a eficácia da condroitina e glicosamina, comparada a placebo. Foram agrupados os resultados de 10 ensaios clínicos, totalizando 3803 indivíduos. Foram considerados como desfechos a diminuição da dor e o espaço articular.




Todos os resultados não atingiram significância estatística, seja utilizando as drogas isolada ou combinadamente. Curiosamente, o estudo apresentou efeitos menores em estudos clínicos não financiados pela indústria farmacêutica.



Assim, os autores concluíram que: "Comparado com placebo, glucosamina, condroitina, e sua combinação não reduzem a dor articular ou têm impacto na diminuição do espaço articular'. Os autores recomendam ainda que "as autoridades de saúde e seguradoras de saúde não devem cobrir os custos destas preparações, e novas receitas para pacientes que não receberam o tratamento devem ser desencorajadas".



OBS: Destaco que esta informação tem caráter informativo e não deve servir para subsidiar qualquer alteração em tratamento previamente prescrito por profissional de saúde legalmente habilitado.
 
Fonte:  http://www.fisioterapiaemevidencia.com/

Referência:

1. Wandel S, Jüni P, Tendal B, Nüesch E, Villiger PM, Welton NJ, et al. Effects of glucosamine, chondroitin, or placebo in patients with osteoarthritis of hip or knee: network meta-analysis. BMJ. 2010 16 set;341:c4675

sábado, 6 de agosto de 2011

Paris Hilton também faz Pilates



Paris Hilton afirmou ter engordado uns quilos durante seu reality show "The World According to Paris" e decidiu entrar em dieta.


A socialite contou ao site "Daily Mail" que está se dedicando a sessões de Pilates, "nunca tinha feito nada que desse tanta energia como o Pilates", e tem se alimentado de forma mais saudável.




"Eu me sinto muito feliz. Venho fazendo pilates para tonificar meu corpo. Eu também estou comendo frutas orgânicas, vegetais e bebendo sucos. Eu tenho muita energia", revelou ela ao contar a nova rotina.

Fonte: band.com.br

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Fisioterapia e Pilates aliviam dor da artrite e artrose



Nunca se falou tanto em artrite e artrose e seus tipos de tratamentos como agora. A combinação de medicamentos específicos aliados à fisioterapia melhora consideravelmente a qualidade de vida da pessoa que possui essas doenças.



Por ser uma doença inflamatória, a artrite não está vinculada à idade e pode aparecer também na juventude. A inflamação manifesta-se em inchaço, vermelhidão e dor causada por tecido lesionado ou enfermidade na articulação.


A artrite é apresentada de diferentes maneiras dependendo da sua forma de manifestação, a mais comum é a artrite reumatoide, bem como a artrite degenerativa, artrite gotosa e artrite piogênica. A dor de artrite varia de pessoa para pessoa e vai desde a inflamação da membrana sinovial, dos tendões, dos ligamentos, das fibras musculares até a fadiga.


Já a ortoartrite, mais conhecida como artrose, está ligada ao envelhecimento das articulações, sendo que o processo degenerativo de desgaste da cartilagem inicia-se, em geral, a partir dos 40 ou 45 anos de idade e afeta as articulações, mais precisamente nos joelhos, pés e quadris. Em geral, é causada pelo envelhecimento e a sobrecarga que faz com que a cartilagem se desgaste das articulações e perca a agilidade e elasticidade, causando muita dor e limitação dos movimentos.




Um médico capacitado irá direcionar o paciente a um fisioterapeuta e, com um programa apropriado de exercícios, o profissional irá ensinar os pacientes sobre métodos de alívio da dor, como trabalhar a postura corporal para não sobrecarregar onde está a inflamação, a proteção das articulações, entre outros. Porém, é preciso munir-se de paciência e atividade física adequada para um eficaz tratamento.




Estudos têm mostrado que o Pilates, acompanhado de um profissional, ajuda pessoas com artrite e artrose, já que reduze a dor e melhoram a rigidez na articulação, aumenta a flexibilidade e a força muscular.

Fonte: http://www.uol.com.br/

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Aos 37 anos e mãe de 2 filhos, Ana Lima revela sua fórmula de boa forma: Pilates








Com 37 anos e dois filhos - Tom, de oito anos, e Davi, de cinco -, Ana Lima exibe um corpo de dar inveja a muita menininha de 20 anos. Em entrevista ao EGO, a atriz de "Araguaia" mostrou o que faz para manter tudo em cima. Há três meses, Ana faz pilates na academia de Stella Torreão, na Zona Sul do Rio, para manter a forma conquistada com anos de dança.





"Sempre fiz ginástica e dança. Mas tive uma hérnia de disco e tive que parar. Aí os médicos e fisioterapeutas me indicaram o Pilates. Eu gosto muito porque é mais trabalhado, tem um cuidado maior e tem muito a ver com a dança. Além disso, é bom para dar uma relaxada. Eu sofro em alguns exercícios, mas vou embora bem", revela.





A atriz, aliás, tem um currículo invejável no meio da dança. Além de fazer ballet clássico no Theatro Municipal quando era criança - "A Ana Botafogo aplicava prova em mim" -, ela também fez jazz, sapateado e dois anos de aula com a coreógrafa Débora Colker.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Foam Roller




O Foam Roller é um excelente acessório para quem quer desafiar equilíbrio e estabilidade, além de promover força e flexibilidade. É composto por uma espuma especial de alta densidade e possui uma superfície arredondada. Sua base de suporte é bem pequena e instável, desafiando o cliente em exercícios básicos, intermediários ou avançados.

Pelo fato de ser um acessório que desafia, na maioria das vezes, não costumamos utilizá-lo para alunos muito iniciantes ou que não tenham vivência motora para que não fiquem com medo do equipamento. Assim sendo, iniciamos com ele no solo ou em algum equipamento grande e estável até que ele adquira equilíbrio suficiente para esse acessório.

Existem dois tipos de Foam Roller, são eles:

Foam Roller Full: Formato de cilindro que permite desafios completos de estabilidade, dificultando a execução por rolar para frente e para trás.

Foam Roller Half: Apenas metade do cilindro como se fosse uma meia lua para alunos mais iniciantes pelo fato de não deslizar pelo solo.

Quando os alunos experimentam e conseguem executar os exercícios, normalmente pedem que o professor o use nas aulas mais vezes, pois isso promove desafios e superação.

Não é um acessório utilizado no curso da STOTT PILATES pelos motivos já citados, porém é possível fazer um WS somente dele.

Veja como o Foam Roller pode dificultar a instabilidade do punho no exercício FLEXÃO DE BRAÇO.

POSIÇÃO INICIAL: Em posição de prancha, com ou sem os joelhos apoiados no chão, pernas unidas. Posicione o Foam Roller na transversal e apóie um das mãos em cima. Mantenha a pelve e a coluna neutras. Inspire flexionando os cotovelos e mantendo a estabilidade das escápulas e expire estendendo os cotovelos até voltar à posição inicial. Pode ser executado no Full ou no Half.


Autora:
Letícia Toledo Roverci
Instructor Trainer STOTT PILATES

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Pilates é ótima opção para combater as dores na coluna

Já se sabe que a saúde é o bem maior na vida das pessoas e que sem ela é impossível realizar atividades físicas com um bom aproveitamento. Nos últimos tempos tem crescido o número de pessoas acometidas por sérias doenças como depressão, câncer de mama, doenças isquêmicas do coração e, também, algias da coluna vertebral. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 85% da população mundial sofrem de dores na coluna.

Para se ter uma ideia, dados do Ministério da Previdência Social apontam que entre as dez doenças que mais afastam os trabalhadores de seus cargos, a vilã dor nas costas lidera a lista, responsável por 160 mil licenças anuais.

Geralmente ela se manifesta em pessoas que têm uma postura inadequada ao sentar-se ou ao usar o notebook. Mas, a dor nas costas pode surgir também por muitos outros fatores. Veja quais são alguns deles:

Uso de mochilas muito pesadas;

Uso de calçados inadequados como os de salto alto ou baixo demais;

Sedentarismo;

Predisposição genética;

Diferença no tamanho das pernas;

Atividade física mal executada;

Obesidade;

Gravidez;

O peso da idade;

Um dos fatores que chama a atenção e que também é causador da dor nas costas é o estresse. Esse mal da vida moderna mantém o corpo em estado de alerta. É como se a pessoa estivesse constantemente sob perigo. Por causa disso, a musculatura se contrai e comprime os discos da coluna vertebral, causando muita dor.

Uma dica valiosa é fazer sessões de relaxamento para aliviar a tensão. Alongamentos e exercícios físicos, que fortalecem a musculatura são indicados e ajudam a reduzir o incômodo. O Pilates é uma técnica muito utilizada, pois ela engloba todas as necessidades para um corpo saudável.

As pessoas que sofrem com esse problema podem encontrar no Pilates uma ajuda agradável, fácil e de resultados muito eficientes. A atividade pode ser praticada por pessoas de todas as idades (inclusive crianças, gestantes e idosos), podendo ser realizada em grupo ou individualizada. Assim, a necessidade do praticante é respeitada e bem reproduzida.

Além disso, as aulas proporcionam muitos benefícios como o aumento da resistência física e mental; proporciona alongamento e maior controle corporal, além da correção postural; aumenta a flexibilidade e a força muscular; alivia as tensões, o estresse e as dores crônicas; melhora da coordenação motora; promove maior mobilidade das articulações; estimula e sistema circulatório e a oxigenação do sangue; facilita a drenagem linfática e a eliminação das toxinas; aumenta a concentração; trabalha a respiração e promove, ainda, o relaxamento.

terça-feira, 3 de maio de 2011

TRI-CAMPEÃO MUNDIAL DE KARATÊ FALA COMO PILATES O AJUDA





Curitibano de 34 anos, Ricardo Luis Buzzi, conquistou vários títulos de Karatê em diferentes categorias, viajou o mundo mostrando sua técnica e divulgando o esporte. Buzzi pratica a arte marcial há 26 anos e a 6 é praticante do Autêntico Método Pilates. Hoje treina seis vezes por semana, uma média de 3 horas por dia, sendo duas de Karatê e uma de treinos de Pilates. Confira agora a entrevista exclusiva com o tri-campeão mundial.


O que te motivou a fazer Pilates?

De início foi por incentivo do meu amigo de infância, o Leandro, proprietário do The Pilates Studio® Brasil - Lamenha Lins Curitiba, onde pratica há 6 anos. Fiz algumas aulas e percebi que a prática estava me ajudando muito no Karatê.


Que momentos do Pilates você percebe influência no seu Karatê?

Muitos momentos. Tenho praticado muito mais Kata (26 movimentos que simulam uma luta). Eles são à base do Karatê. . São 15 anos para aprender todos os movimentos, e executá-los com precisão. Para fazê-lo, é preciso muito controle abdominal, o que chamamos de “tandem” em artes marciais, e que no Pilates é conhecido como “Power House”. Desde que comecei a fazer Pilates, meus Katas começaram a melhorar. Eles não eram de nível competitivo. A partir do Pilates, passei a ser campeão também dessa modalidade (Kata). O Kata, além de ter uma apresentação bonita, precisa demonstrar precisão e controle, algo muito trabalhado no Pilates. Naturalmente, e com o tempo, o Pilates também tem me ajudado no trabalho de luta, na concentração e nos movimentos. Então o mesmo trabalho que faço no Karatê, faço no Pilates, trabalhando o centro de força e gravidade do nosso corpo (abdômen). No Pilates trabalhamos a respiração e o controle, no Karatê, esse trabalho se traduz em força.


Você já sofreu alguma lesão que possa exemplificar melhora com o Pilates?

Sim. Lembro que tive uma lesão na virilha, por conta de fazer “piques” (exercícios de corrida para desenvolver capacidade física). Estava frio e tenho certeza que o Pilates me ajudou a superar. Também tive, por muito tempo, dores por conta de uma lesão muito grave no ombro, e com o alongamento especifico do Pilates, que trabalha não apenas o membro, mas todo o eixo, melhorou muito.


Quantas vezes por semana você faz Pilates?
Agora faço duas vezes por semana. Na aula individual fazemos um trabalho mais intenso, e no MAT, em dupla (Buzzi faz aula com um colega também lutador), algo mais divertido.

sábado, 23 de abril de 2011

PILATES MELHORA A POSTURA DE IDOSOS


Quem vê as ce­le­bri­da­des de cor­pos per­fei­tos di­vul­gan­do que es­tão em for­ma gra­ças à prá­ti­ca do pi­la­tes não ima­gi­na que es­te mé­to­do ­traz be­ne­fí­cios pa­ra to­das as ida­des. Es­pe­cial­men­te pa­ra pes­soas da ter­cei­ra ida­de, quan­do a saú­de dos os­sos apre­sen­ta com­pro­me­ti­men­tos, o pi­la­tes po­de ser um alia­do no tra­ta­men­to.


O mé­to­do, de­sen­vol­vi­do por Jo­seph Pi­la­tes, for­ta­le­ce os mús­cu­los, ar­ti­cu­la­ções e me­lho­ram a fle­xi­bi­li­da­de por ­meio de alon­ga­men­tos e exer­cí­cios de for­ça, coor­de­na­ção mo­to­ra, cor­re­ção pos­tu­ral, equi­lí­brio e res­pi­ra­ção.

Pa­ra atin­gir es­ses ob­je­ti­vos, o mé­to­do exi­ge con­cen­tra­ção, res­pi­ra­ção, ali­nha­men­to, con­tro­le de cen­tro, efi­ciên­cia e fluên­cia do mo­vi­men­to. Os exer­cí­cios são de­fi­ni­dos con­for­me a ne­ces­si­da­de de ca­da pa­cien­te e res­pei­tam os li­mi­tes in­di­vi­dual.

Na ter­cei­ra ida­de, o pi­la­tes po­de re­du­zir a ci­fo­se to­rá­ci­ca (cor­cun­da), e con­se­quen­te, au­men­tar a al­tu­ra; me­lho­rar a re­sis­tên­cia e a for­ça mus­cu­lar; e re­du­zir do­res.


A prá­ti­ca fa­vo­re­ce a for­ma­ção ós­sea, me­lho­ra o equi­lí­brio e aju­da a pre­ve­nir que­das, re­du­zin­do a in­ci­dên­cia de fra­tu­ras, o que tam­bém cau­sa im­pac­to na au­to­con­fian­ça dos ido­sos. Ca­pa­ci­da­de res­pi­ra­tó­ria e cir­cu­la­ção tam­bém po­dem ser be­ne­fi­cia­das.

A prá­ti­ca do pi­la­tes, alia­da à boa ali­men­ta­ção e há­bi­tos sau­dá­veis, po­de se tor­nar si­nô­ni­mo de qua­li­da­de de vi­da pa­ra a ter­cei­ra ida­de.






quarta-feira, 13 de abril de 2011

terça-feira, 5 de abril de 2011

Luiza Brunet exibe barriguinha chapada em capa de revista

Aos 48 anos, Luiza Brunet é a prova de que é possível manter a forma apesar da idade. A ex-modelo é capa da revista Shape, na qual aparece exibindo a barriguinha chapada usando apenas um biquíni.



Em entrevista à publicação, a morena revelou que o segredo de suas curvas está na união do Pilates com a caminhada. "O Pilates mudou meu corpo, me sinto ao mesmo tempo forte e feminina." “Além de ser bom para o tônus muscular, quando ando pela areia da praia, aproveito para tomar sol e fazer terapia (risos). É um momento meu, que penso na vida. Vou umas 7, 8 horas da manhã, feliz da vida“, afirmou.


Já em relação à alimentação, Luiza afrima que evita alimentos gordurosos e refrigerantes, além de ter a vantagem de não gostar muito de chocolate. “Agradeço por não ser chocólatra. Eu realmente não ligo", disse.

quinta-feira, 24 de março de 2011

PILATES X DOR LOMBAR


Dor lombar é uma das causas mais comuns de problemas relacionados ao trabalho nas grandes cidades. Entre eles está também, com o maior índice de reclamações, a dor de cabeça. Nas grandes cidades você vai encontrar milhares de pessoas com diferentes níveis de desconforto lombar.



Pesquisas recentes confirmam a eficácia dos exercícios de Pilates para a dor lombar. De acordo com um pequeno estudo controlado no Journal of Orthopaedic & Sports Physical Therapy (2006; 36 [7], 472-84), os participantes que praticaram Pilates durante quatro semanas sentiram o alívio de suas dores mais rapidamente do que aqueles que passaram por programas de tratamento padrão.


A crescente popularidade do Pilates dentro do contexto terapêutico incentivou pesquisadores da Queen’s University, no Canadá, a testar se o Pilates realmente é capaz de melhorar a condição dos pacientes. Os pesquisadores selecionaram 39 pessoas, de 20 a 55 anos, com dor lombar crônica. O grupo foi dividido. Uma parte teve sessões de Pilates e outro grupo recebeu os cuidados habituais fornecidos para pessoas que procuram ajuda médica para a dor lombar. (“O cuidado habitual” inclui uma consulta com um fisioterapeuta ou médico)


Posteriormente foi revelado que os participantes do Pilates tinham níveis significativamente menores de incapacidade e intensidade da dor do que os pacientes que foram submetidos ao tratamento habitual. Um ano mais tarde os participantes mantiveram sua melhora física com o Pilates.


Esta pesquisa ressalta a importância de se manter atualizado com os avanços educacionais no campo do Pilates. Quanto mais você aperfeiçoar seus conhecimentos, melhor você é capaz de ajudar as pessoas a encontrar o bem-estar e o equilíbrio corporal.


Fonte: http://www.inneridea.com

quarta-feira, 2 de março de 2011

DESCUBRA O QUE É BOSU !

DESCUBRA O QUE É BOSU !




O treinamento com o Bosu é de origem americana e caracteriza-se por ter como principal objetivo melhorar a condição física de cada participante em exercícios cardiovasculares, de força e flexibilidade.




O Bosu é um acessório que tem a aparência de uma bola cortada ao meio e é bastante requerido pelos estúdios por ser de fácil uso e pela versatilidade dos exercícios – ele possibilita flexões de braço, abdominais, pulos e todos os exercícios de Pilates.



Os exercícios praticados no bosu trabalham necessariamente com o alinhamento do eixo de gravidade para o equilíbrio. A conseqüência disto é a consciência corporal de quem pratica, além da melhora na coordenação, aumento da eficiência neuromuscular onde os músculos agonistas, antagonistas, neutralizadores e estabilizadores funcionam juntos durante a maioria dos movimentos.



O Bosu tem origem americana. Seu nome é uma sigla para “Both Sides Up” (Ambos Lados Para Cima). Ele pode ser usado tanto na parte plana quanto na parte oval. Daí a origem da sigla. De qualquer lado é preciso ter força para manter o equilíbrio durante o exercício.



Dentre os benefícios da prática do Pilates com o Bosu, estão:



- melhora na coordenação, no equilíbrio e na função neuromuscular;

- por exigir esforço muscular, os exercícios feitos no Bosu resultam na melhora da postura e dos movimentos funcionais;

- cria uma nova visão de consciência corporal, posicionamento do corpo, alinhamento postural e movimentos seguros;

- melhora a estabilidade do core

sábado, 26 de fevereiro de 2011

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

DORES MUSCULARES INDICAM TREINO EXAGERADO E SEM RESULTADOS POSITIVOS







Sentir dor após uma aula de Musculação ou Pilates pode significar lesão muscular decorrente de excesso de treino e não ganho de massa como muitos pensam. Segundo a fisioterapeuta e diretora da FisioCiência, Eliane Coutinho, este é um problema recorrente nas academias.



“É cada vez mais freqüente alunos saírem das academias e no dia seguinte se referirem à dor muscular com satisfação, com frases do tipo: “Pilates funciona!”. Parece que ainda estamos na era clássica do fisiculturismo, do ‘no pain no gain’, sem dor sem ganho. Aula com dor significa excesso de treino com sobrecarga muscular que não considera os princípios do Método Pilates que primam por controle e precisão de movimento” alerta.


A especialista explica que a dor muscular de um ou dois dias após atividade física é denominada Dor de Ocorrência Tardia (DOT) ou Dor Muscular de Início Retardado (DMIR). Segundo Eliane, estudos mostram que essa dor pós-exercício não está relacionada diretamente com o ganho de massa muscular e por promover uma queda na produção de força e amplitude de movimento, devido ao quadro inflamatório da lesão, pode acarretar uma queda de intensidade e qualidade em um programa de Pilates.


“As lesões musculares que podem ocorrer devido ao excesso de exercícios seguindo a filosofia de dor, reduzem o potencial proliferativo das células satélites, organelas responsáveis pela recuperação e hipertrofia muscular. Ou seja, se doer, os resultados vão demorar mais tempo para aparecer” explica.


A especialista, que também é pós-doutoranda em Pilates na USP/SP, salienta que ganho de massa muscular (hipertrofia) é totalmente possível sem que exista, necessariamente, quadro de dor muscular.


“Por isso, se houver dor após uma aula de Pilates, converse com seu instrutor ou procure academias e estúdios que hipertrofiam sem dor” recomenda.


Fonte: clicrbs.com.br

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

APRENDA A BEBER A ÁGUA PARA EMAGRECER






Água  aumenta massa muscular e traz sensação de saciedade

Além de cumprir uma extensa lista de funções vitais ao organismo, a água desempenha um papel fundamental na manutenção e perda de peso. Segundo a nutricionista da Vitta Exercício e Clínica de Saúde, Denise Pinto, quando combinada a bons hábitos alimentares, a água pode ajudar a aumentar massa muscular e traz sensação de saciedade, evitando que se coma demais.


De acordo com a especialista, aliada à alimentação saudável e à prática de exercício físico, a água consumida adere ao compartimento intracelular do músculo, resultando no aumento da massa muscular.


— Isso faz com que a nossa taxa metabólica basal (quantidade de calorias que o corpo utiliza em repouso para o funcionamento dos órgãos) aumente. Ou seja, vamos queimar mais calorias quando estivermos em repouso — explica Denise.


Segundo ela, confundir sede com fome é muito comum, e a maioria das pessoas opta por comer ao invés de beber um copo de água. Por isso, ela recomenda:


— Sempre que você sentir aquela fome de repente, beba água para ver se não é sede.


Esse hábito promove ainda uma maior sensação de saciedade. Ter uma garrafinha de água por perto, e beber com frequência evita que você busque um doce ou outro alimento calórico.


Preferir a água gelada também é uma forma de queimar calorias. Segundo a nutricionista, o organismo precisa trabalhar mais para que a temperatura corporal seja restabelecida.


— Entretanto, a queima é mínima, em torno de uma caloria por litro de água ingerida. Por isso, devemos tomar bastante água ao longo do dia — orienta Denise.


No entanto, conforme a especialista, existem alguns momentos em que a água pode mais atrapalhar do que ajudar. É o caso das refeições, quando o consumo deve ser moderado.


— Nas refeições, como o almoço e jantar, consumimos alimentos ricos em proteínas, fibras e carboidratos. Quando ingerimos muito líquido junto, o nosso estômago tende a aumentar. Esse aumento faz com que possamos comer cada vez mais, aumentando assim o peso.



PREJUÍZOS DA FALTA DE INGESTÃO DE ÁGUA


:: Dificulta a regulação da temperatura corporal

:: Reduz a lubrificação das articulações

:: Compromete o transporte de vitaminas e minerais para as células

:: Dificulta o trabalho dos rins que filtram as toxinas do nosso organismo



QUAL A QUANTIDADE DIÁRIA RECOMENDADA DE ÁGUA?


:: Recomenda-se que para cada 1000 kcal devemos ingerir um litro de água. Ou seja, se tenho uma dieta de 2000 kcal, devo então ingerir 2 litros de água/dia.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

 PILATES ENTRE AS ESTRELAS INTERNACIONAIS



Madonna - talvez tenha sido a celebridade internacional que primeiro aderiu ao Pilates há já mais ou menos uns 10 anos atrás, praticando diariamente com auxílio de uma instrutora particular em seu estudio particular.





Brad Pitt - realiza sessões diárias de Pilates para manter-se em boa forma física mas também devido a dores lombares e dorsais que sentia há algum tempo atrás devido a má postura.




Gisele Bündchen - adepta da vida saudável realiza Pilates além de Yoga, dança e surfe.




David e Victoria Beckham - O Milan resolveu fazer seus atletas praticarem o Pilates como mais um artifício para manterem-se fortes, equilibrados, mais ágeis e com maior disposição para os jogos. Backham diz estar em sua melhor forma atualmente e credita sua evolução física ao pilates.
Ele e Victoria (sua esposa) realizam estes exercícios durante uma hora por dia.




 
Sandra Bullock - aderiu ao Pilates para tratar uma lombalgia que a incomodava bastante e hoje o tem em sua vida como mais uma opção de exercício físico, já que ainda pratica kick boxing, exercícios pliométricos e bicicleta.


“Meu médico me deu analgésicos suficientes para superar a crise e receitou sessões contínuas de pilates. Nunca mais senti dor nas costas”, afirma Sandra Bullock, atriz, 40 anos, que se queixava de dor na coluna.










Sheron Stone - Depoimento de uma praticante ascídua:“Nossa geração supostamente vai passar a barreira dos 100 anos. É preciso estar preparado para enfrentar essa maratona. Pilates me parece o melhor remédio”, diz Sharon Stone, atriz, 46 anos






Beyoncé - Para não enjoar da rotina de exercícios, a superestrela faz pilates 3 vezes por semana o ano todo. A cantora declara que se sente mais sensual após os exercícios de pilates.
 
 
 
Shakira - A Musa faz questão de deixar claro que não conseguiu o corpo firme, ultradefinido e sem celulite da noite para o dia. Foram anos de muita dança, Pilates e disciplina alimentar