terça-feira, 3 de maio de 2011

TRI-CAMPEÃO MUNDIAL DE KARATÊ FALA COMO PILATES O AJUDA





Curitibano de 34 anos, Ricardo Luis Buzzi, conquistou vários títulos de Karatê em diferentes categorias, viajou o mundo mostrando sua técnica e divulgando o esporte. Buzzi pratica a arte marcial há 26 anos e a 6 é praticante do Autêntico Método Pilates. Hoje treina seis vezes por semana, uma média de 3 horas por dia, sendo duas de Karatê e uma de treinos de Pilates. Confira agora a entrevista exclusiva com o tri-campeão mundial.


O que te motivou a fazer Pilates?

De início foi por incentivo do meu amigo de infância, o Leandro, proprietário do The Pilates Studio® Brasil - Lamenha Lins Curitiba, onde pratica há 6 anos. Fiz algumas aulas e percebi que a prática estava me ajudando muito no Karatê.


Que momentos do Pilates você percebe influência no seu Karatê?

Muitos momentos. Tenho praticado muito mais Kata (26 movimentos que simulam uma luta). Eles são à base do Karatê. . São 15 anos para aprender todos os movimentos, e executá-los com precisão. Para fazê-lo, é preciso muito controle abdominal, o que chamamos de “tandem” em artes marciais, e que no Pilates é conhecido como “Power House”. Desde que comecei a fazer Pilates, meus Katas começaram a melhorar. Eles não eram de nível competitivo. A partir do Pilates, passei a ser campeão também dessa modalidade (Kata). O Kata, além de ter uma apresentação bonita, precisa demonstrar precisão e controle, algo muito trabalhado no Pilates. Naturalmente, e com o tempo, o Pilates também tem me ajudado no trabalho de luta, na concentração e nos movimentos. Então o mesmo trabalho que faço no Karatê, faço no Pilates, trabalhando o centro de força e gravidade do nosso corpo (abdômen). No Pilates trabalhamos a respiração e o controle, no Karatê, esse trabalho se traduz em força.


Você já sofreu alguma lesão que possa exemplificar melhora com o Pilates?

Sim. Lembro que tive uma lesão na virilha, por conta de fazer “piques” (exercícios de corrida para desenvolver capacidade física). Estava frio e tenho certeza que o Pilates me ajudou a superar. Também tive, por muito tempo, dores por conta de uma lesão muito grave no ombro, e com o alongamento especifico do Pilates, que trabalha não apenas o membro, mas todo o eixo, melhorou muito.


Quantas vezes por semana você faz Pilates?
Agora faço duas vezes por semana. Na aula individual fazemos um trabalho mais intenso, e no MAT, em dupla (Buzzi faz aula com um colega também lutador), algo mais divertido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário