segunda-feira, 16 de agosto de 2010

 PORQUE EMAGRECER RÁPIDO DEMAIS É “FURADA”.


Não seria o máximo podermos no livrar daqueles sete, dez, quinze quilos a mais em um único mês ? Incrível seria, saudável nem tanto... De acordo com especialistas o ideal é perder entre um quilo e um quilo e meio por semana e nada além.



Emagrecer demais, além de levar ao efeito sanfona, ainda pode, quando a estratégia acontece na academia, prejudicar seu corpo. “Começar a malhar achando que dá para perder dez quilos num mês só gera frustração”, afirma a fisiologista Claudia Zamberlan.


Segundo ela, malhar ininterruptamente também atrapalha “Evite se inscrever nas aulas de musculação, corrida, localizada, jump, tudo de uma vez, para não exagerar na carga”. O que fazer então ? Respeite as limitações de seu corpo, pare ao menor sinal de dor e trace metas reais com a ajudar de um profissional. Assim você comemora e se livra de vez de cada quilo perdido.


Uma excelente sugestão para quem quer perder peso com saúde é associar uma atividade aeróbica que acelera o metabolismo ( ex: caminhada numa boa esteira ) 2 a 3 vezes por semana, com uma atividade anaeróbica que fortalece os músculos e aumenta o gasto calórico em repouso ( ex: Pilates ) 2 a 3 vezes por semana.

Dietas hipocalóricas radicais, intervenções medicamentosas e cirurgia bariátrica são alguns dos caminhos procurados por aqueles que buscam eliminação rápida de peso.



O que algumas pessoas não sabem é que, além de prejuízos à saúde já conhecidos, o emagrecimento inadequado pode afetar seriamente a coluna vertebral. Quem faz o alerta é Felipe Nicodemos Semman, fisioterapeuta responsável pela ASC, American Spinal Care.


“Além de eliminar gordura, há também a perda de massa muscular. Com menos músculo, a pessoa tem perda significativa de força, inclusive na estrutura da coluna, o que acarretará em uma sobrecarga que pode causar hérnia e protusão de disco, entre outros problemas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário