segunda-feira, 26 de julho de 2010

Tratamentos de primeiro mundo e de graça...  AQUI!


      Conheça e saiba como ter acesso a alguns dos centros de referência do país para casos que vão  de malformações craniofaciais a transplantes.





Exames com tecnologia avançada, profissionais qualificados e atendimento de primeiro mundo. Só que de graça. Há muitos hospitais vinculados a universidades ou mesmo ao SUS (Sistema Único de Saúde) que oferecem tratamentos ou exames que, até então, só eram encontrados na rede privada e a preços altíssimos. Há triagem e fila de espera na maioria deles, mas o paciente pode contar com a boa qualidade dos serviços, graças a investimentos em pesquisas e ao respaldo de médicos respeitados pela comunidade científica


MINAS GERAIS

Transplante de Medula Óssea Hospital Universitário – Universidade Federal de Juiz de Fora. Tel: (32) 4009-5100

O Centro de Atendimento a Doenças Neurológicas Imunomediadas do Hospital Universitário da UFJF, situado na unidade Santa Catarina, é responsável pelo diagnóstico e tratamento de doenças neurológicas relacionadas a distúrbios imunológicos, tais como esclerose múltipla, neuromielite óptica, leucodistrofias, encefalomielite disseminada aguda, casos de mielites (inflamações da medula) e de neurite óptica (inflamação do nervo óptico). Atende a pacientes encaminhados pelo SUS da macrorregião de Juiz de Fora e municípios da Zona da Mata e do estado do Rio de Janeiro, oferecendo um tratamento multidisciplinar, com a integração das áreas de Medicina, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Enfermagem, Serviço Social e Psicologia.

O serviço de Hematologia e Transplante de Medula Óssea é referência do SUS-Juiz de Fora e da região, para o atendimento aos pacientes que necessitam de consultas em hematologia. Desde 2002, o Hospital realiza o Programa de Transplante Autólogo de Medula Óssea, credenciado pelo Ministério da Saúde, com atendimento a pacientes de vários estados do Brasil. Para se inscrever é preciso encaminhar um pedido médico ao Serviço de Hematologia do HU da Universidade Federal de Juiz de Fora, para ser avaliado. Caso aprovado, a primeira consulta é marcada após um mês. Mais informações no link Centros de Referência do site www.hu.ufjf.br


SÃO PAULO

Fertilização in vitro Hospital Pérola Byington – Centro de Referência da Saúde da Mulher. Tel: (11) 3248-8000

É o único no Brasil que trata gratuitamente os casos de infertilidade. O setor de reprodução humana é composto por uma equipe de 27 profissionais — ginecologistas, embriologistas, enfermeiros, psicólogos, auxiliares de enfermagem e assistentes sociais. Oferece serviço de ponta com laboratórios de manipulação de gametas (células reprodutoras) e salas para controle da ovulação, laboratório de criopreservação, sala para coleta de sêmen, sala de ultra-sonografia e administração de medicamentos. Para marcar uma consulta é preciso passar pelo ambulatório, que fica na Rua Santo Antônio, 630, no bairro da Bela Vista, de segunda a sexta-feira, das 7 às 16 horas. Para participar do programa de fertilização é preciso se inscrever na terceira quarta-feira do mês, pelos telefones (11) 3248- 8107/8108/2785 e aguardar uma vaga, que demora em média 30 dias.

Transplante de coração e de pulmão Instituto do Coração do Hospital das Clínicas - INCOR. Tel: (11) 3069-5000

É um dos mais modernos hospitais do mundo, especializado no tratamento clínico e cirúrgico de doenças cardíacas. É referência em transplante cardíaco, tanto adulto quanto infantil, e também em transplante de pulmão. O corpo clínico do InCor conta com professores das disciplinas de Cardiologia e Cirurgia Torácica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e médicos do Hospital das Clínicas, e os mais modernos recursos da tecnologia médica, como o tomógrafo espiral de alta velocidade capaz de fazer em 15 segundos um estudo completo do tórax que, no aparelho de ressonância magnética, demoraria 40 minutos.

O equipamento também é mais preciso, capaz de detectar lesões milimétricas — e imagens em tempo real. O InCor atende pacientes do SUS por meio de encaminhamento por outro serviço de saúde, seja de um hospital regional ou um ambulatório de especialidades, onde o paciente tem seu primeiro diagnóstico realizado e, identificada a necessidade de seu atendimento pelo InCor, é para lá encaminhado.

O agendamento pelo SUS é feito pelo Call Center da Secretaria de Estado da Saúde, no número (11) 3236-3000 — das 7 horas às 19 horas, de segunda a sexta-feira. Mais informações no site da instituição: www.incor.usp.br.

BRASÍLIA

Reabilitação e tratamento de deformidades do aparelho locomotor Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação. Tel: (61) 3319-1111

Além de Brasília, a rede SARAH possui unidades em funcionamento nas cidades de Salvador (BA), São Luis (MA), Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE) e Rio de Janeiro (RJ). Atende pacientes portadores de deformidades físicas, adquiridas ou congênitas, e limitações dos movimentos, seja por um problema ortopédico ou lesões na medula ou no cérebro. Na verdade, é um centro público de reabilitação reconhecido internacionalmente pela qualidade de serviços que presta à população. Para participar dos programas de reabilitação, é preciso fazer primeiro um contato telefônico. O paciente ou o familiar liga, informa sobre a queixa de saúde e sua ficha é encaminhada para uma equipe de médicos que indica o especialista que agendará a consulta. Mais informações no link Atendimento, do site: www.sarah.br.



        RIO DE JANEIRO

Malformação craniofacial Hospital Universitário Clementino Fraga Filho – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Tel: (21) 2562-2010

O hospital foi recentemente credenciado pelo Ministério da Saúde para realizar cirurgias de fissuras nos lábios e céu da boca, segundo tipo de malformação facial mais freqüente no Brasil e que provoca falhas na dicção e impostação da voz. É o único do Rio de Janeiro a tratar adultos. Para ser atendido, o paciente deve ser encaminhado por médico do SUS e passar por consultas e exames no hospital. A espera para a cirurgia é de dois a três meses. Outro centro de referência gratuito nesse tratamento é o Centrinho, da USP, de Bauru, interior paulista. O hospital reabilita portadores de anomalias craniofaciais congênitas, malformações das extremidades e de distúrbios da audição, da visão e da linguagem. Informações: (14) 3235-8132 ou http://www.centrinho.usp.br/

PARÁ

Fibrose Cística Hospital Universitário João de Barros Barreto – Universidade Federal do Pará. Tel: (91) 3201-6600

É referência regional em Pneumologia, Infectologia e diabetes. Atende pacientes, a maioria crianças, portadores de fibrose cística, uma doença genética que afeta os aparelhos respiratório e digestivo. Os principais sintomas são tosse, diarréia crônica, catarro (com chiado no peito), diminuição no peso e suor mais salgado do que o normal. O hospital mantém um programa de consultas, internação, apoio psicossocial e distribuição de medicamentos assegurados com recursos do Ministério da Saúde.

Com a futura implantação da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia, ainda em construção, também será oferecida assistência integral a pacientes com câncer. O Hospital também vai incrementar a assistência nas áreas de Infectologia e Pneumologia, propiciando atendimento mais rápido aos casos suspeitos de meningite e de doenças respiratórias com a construção da Unidade de Diagnóstico de Meningite e Urgência Respiratória.

O Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora, Minas Gerais, é outra opção, sendo um dos cinco centros de referência do estado de Minas Gerais no tratamento da Fibrose Cística (FC). Na cidade e região, a partir do resultado do teste do pezinho, que aponte positivamente para a manifestação da doença, o paciente do SUS é encaminhado ao Hospital Universitário, onde é submetido aos tratamentos necessários. Mais informações no link Centros de Referência, do site http://www.hu.ufjf.br/.

Pilates Plus

4 comentários:

  1. TEM ALGUMA CLÍNICA QUE ATENDA PELO SUS EM SALVADOR?

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Mel, em qual área você quer saber se tem atendimento pelo SUS em salvador ?

    ResponderExcluir
  3. TEM ALGUM LUGAR QUE FAÇA RESSÔNANCIA PELO SUS

    ResponderExcluir
  4. Em muitas prefeituras, se levar um pedido de um médico do SUS será encaminhado a uma lista de espera, se puder esperar pode conseguir. A saúde do povo ainda não é prioridade para nossos governantes!

    ResponderExcluir