terça-feira, 6 de julho de 2010

TENIS E PILATES


Um número crescente de jogadores de tênis em todos os níveis tem utilizado do Método Pilates, desde a prevenção e recuperação de lesões, correção do desequilíbrio muscular e melhora na flexibilidade, sendo que a principal função é o fortalecimento dos músculos estabilizadores.


Esportes de raquete, pela sua natureza unilateral, a maioria dos jogadores usa repetidamente a mesma mão e braço para bater na bola, geralmente no mesmo sentido, com a cabeça e o pescoço na mesma posição. Jogadores de tênis realizam golpes muitas vezes com força, velocidade, em movimento e numa postura de muito stress para o corpo, podendo produzir desde pequenos desgastes articulares até fraturas e rompimentos de músculos e tendões.

Existem outros dois problemas muito comuns nos jogadores de tênis, Lesões no manguito rotador (tendões dos ombros), causados principalmente durante o movimento do saque e Epicondilite (“cotovelo de tenista”) que é uma inflamação dos músculos e tendões do cotovelo causada pela repetição dos movimentos associados ao impacto da bola na raquete.

Muitos atletas profissionais descobriram Pilates como uma forma de melhorar o seu jogo, pois trabalha força, resistência, equilíbrio, concentração e coordenação motora. Todos os principais jogadores de tênis do mundo são adeptos do Pilates :

Roger Federer, Andy Murray, Andy Roddick, Rafael Nadal, Venus e Serena Williams, Lindsay Davenport e Jennifer Capriati e etc…

Martina Navratilova diz que o Pilates tem ajudado o seu corpo recuperar a flexibilidade mesmo após muitos anos sem jogar como profissional , enquanto Pat Cash, o ex-campeão de Wimbledon, faz Pilates como uma parte essencial de seu programa de fitness.

Pilates, diz o escritor Martin Amis, é a razão pela qual já não geme ao jogar tênis. Elena Baltacha, uma das melhores jogadores da Grã-Bretanha diz, "Melhorei muito meu jogo após começar a fazer Pilates”.

Um programa de exercícios de Pilates irá trabalhar o corpo de forma uniforme para evitar um desenvolvimento excessivo de um lado, fortalecerá os músculos abdominais profundos necessários para uma base estável, o que dá maior capacidade física para um golpe vencedor. Promovendo flexibilidade através dos ombros e parte superior das costas, enquanto o alongamento dos músculos do tronco irá aumentar a sua força e amplitude de movimento.


Por que não tentar Pilates ?  Mude seu corpo, Mude seu jogo e Mude sua vida.

Artigo publicado novamente atendendo a pedidos.


Fonte : Dr. Christian Gadben
Fisioterapeuta e Instrutor Internacional de Pilates

Um comentário:

  1. Pilates realmente é muito bom, estou procurando um lugar para minha mão que ela possa fazer pilates de graça. O Sr. sabe dizer se algum hospital público do Rio de Janeiro oferece esse serviço? Seria muito importante, pois ela esta com uma hérnia de disco na coluna que a impede de fazer muitas coisas. Acredito que a prática do pilates seria muito conveniente para ele, mas infelizmente não temos dinheiro para pagar.
    Meu email para contato é: alessandrapalazzo@gmail.com
    Agradeço qualquer informação. Muito obrigada.

    ResponderExcluir