segunda-feira, 12 de julho de 2010

PREVENÇÃO DE LESÕES EM ACADEMIAS




A maioria dos alunos que busca uma academia, busca um corpo perfeito, livre do excesso de peso e gorduras indesejadas, em um curto espaço de tempo. E para isso vale tudo, inclusive passar horas e horas dentro de uma academia fazendo as mais diversas aulas e todos os tipos de exercícios possíveis.

Porém, esse aumento descontrolado na prática esportiva, leva a um alto índice de lesões esportivas. Lesões que acontecem pelo excesso de atividades e pela execução inadequada de exercícios ou ausência de supervisão durante os mesmos. Uma das conseqüências das lesões deste tipo de prática é o afastamento de suas atividades cotidianas.

Entre as regiões do corpo mais acometidas em virtude de lesões em academias podemos destacar: coluna lombar, joelhos e músculos do peitoral e bíceps braquial.

Dentre as lesões mais comuns, a dor lombar (lombalgia) é a principal delas. Geralmente acontecem por exercícios exagerados que visam queimar a gordura localizada e a hipertrofia do músculo abdominal e para isso o aluno exagera nos exercícios abdominais o que indiretamente acabam também gerando tensão das musculatura paravertebral e acarretando uma instabilidade da coluna lombar.

Também podemos destacar as lesões em joelho, presente em mulheres que também exageram nos exercícios de jump e aulas de bike. É comum as mulheres apresentarem dores na região anterior do joelho o que pode nos indicar o início de uma condromalácea (processo degenerativo da cartilagem da patela) ou uma tendinite (processo inflamatório pelo excesso de movimentos repetitivos do joelho). As mais graves, no entanto são as lesões de menisco que em 90% dos casos resulta em cirurgia e em um período prolongado de reabilitação.

Em homens são mais comuns as lesões musculares em bíceps braquial e também nos músculos do peitoral em virtude da grande carga que alguns insistem em aplicar em exercícios para fortalecer essas duas regiões em busca de corpos mais definidos.

Todo atividade física feita de forma regrada e bem supervisionada trás muitos benefícios para a saúde, porém exercícios inadequados, com erros de posicionamento ou falta de supervisão podem trazer prejuízos para a saúde.

Infelizmente é uma constante em muitas academias de musculação, os alunos só são acompanhados de perto pelo instrutor nas primeiras aulas, e após um número pequeno de aulas, não tem mais o a presença constante de um profissional habilitado para corrigir postura, fazer alterações de peso e exercícios, o que pode levar a lesões graves e até mesmo irreversíveis ao aluno.

Outros vilões são os anabolizantes e as demais substâncias que ajudam a “secar” rapidamente o corpo, reduzindo o percentual de gordura e aumentando a massa muscular. Muito cuidado ao fazer uso desses produtos, pois muitos entram ilegalmente no país, com origem duvidosa, e podem transformar o sonho do corpo perfeito em pesadelo cheio de lesões e doenças, entre as quais o câncer.

O corpo é dirigido por uma fisiologia humana, onde cada indivíduo tem sua particularidade, o que pode ser bom para uns pode ser maléfico para outros. Sendo assim, caso tenha alguma dúvida faça uma avaliação médica, uma avaliação fisioterapêutica e uma avaliação física, isso deixará você mais seguro para alcançar seus objetivos físicos de forma mais saudável. Respeite sempre as orientações do seu instrutor e nunca faça exercícios sozinho ou por indicação de outra pessoa que não seja, seu professor de academia ou fisioterapeuta.


DICA: Só frequente uma academia se for supervisionado constantemente por um profissional habilitado.



Dr. Christian Gadben
Fisioterapeuta e Instrutor Internacional de Pilates

Um comentário:

  1. Muito interessante o artigo...
    Seria bom que todos lessem para não ter que passar por uma fisioterapia, ou até mesmo uma cirurgia, por fazer exercícios errados ou mal orientados.

    ResponderExcluir