quinta-feira, 22 de setembro de 2011

VARIZES , O QUE FAZER ?


A varizes é um problema circulatório que afeta aproximadamente 18% da população adulta, sendo a hereditariedade o fator de risco mais preponderante no que se refere à manifestação da doença. Idade, tabagismo, sexo, sedentarismo, obesidade e manutenção da postura estática por período de tempo prolongado constituem outros fatores de risco para a manifestação da doença.

A doença caracteriza-se por uma disfunção ocorrida nas veias, principalmente nos membros inferiores. As veias são vasos que apresentam a função de conduzir o sangue de volta ao coração (o retorno do sangue pelas veias é denominado retorno venoso). No entanto, a ação gravitacional dificulta este processo. Para compensar esta dificuldade, as veias apresentam pequenas válvulas que auxiliam a impulsionar o sangue para cima contra a ação gravitacional. Além disso, a contração e o relaxamento intermitentes da musculatura também auxiliam neste processo.


A varizes caracteriza-se por uma disfunção nestas válvulas. Desta forma, o sangue encontra uma maior dificuldade para vencer a ação gravitacional, ficando acumulado nas regiões inferiores do corpo. O exercício físico apresenta um importante papel na prevenção e tratamento da varizes. O efeito do exercício se dá através da facilitação do retorno do retorno venoso em função da contração e relaxamento da musculatura presente próximo a veia afetada. Assim, atividades como Pilates, caminhada  e hidroginástica são bastante indicadas para a prevenção e tratamento da varizes. A prática dessas atividades eleva à força dos músculos da panturrilha, aumentando a eficiência do retorno venoso. No entanto, exercícios com cargas pesadas  devem ser evitados por pessoas que apresentam este tipo de problema circulatório.


As pessoas que apresentam varizes devem ser orientadas a não adotarem posturas estáticas durante um período de tempo prolongado no trabalho, sendo que esta mesma estratégia deve ser utilizada com relação aos exercícios. Desta forma, a indicação é utilizar estratégias que diversifiquem as posturas
 
 
AS CINCO REGRAS PARA QUEM TEM VARIZES


EVITE:

Longos períodos de pé parada, ou sentada.

Banhos muito quentes

Doses altas de hormônios

Exercícios de impacto ou de grande esforço (estando de pé parada)


ELIMINE:

O excesso de peso

O sedentarismo


PRATIQUE:

Caminhadas diárias

Natação Pilates, dança, hidroginástica e alongamentos.


COMBATA:

A preguiça

O sedentarismo

O deixe para amanhã


SE CUIDE:

No seu dia a dia reserve pequenos intervalos para elevar as pernas

Procure subir escadas (faz bem, acredite!)

Andar rapidamente quando sentada trabalhando, lembre-se de movimentar os pés para trabalhar a panturrilha (que é o “coração” das pernas)

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

ESCOLIOSE E ATIVIDADE FÍSICA



A escoliose é angustiante e afeta a auto-estima. No entanto, muito pode ser feito para ajudar; o que realmente importa é escolher o caminho certo para você. Além disso, é bem mais comum do que você pensa, apesar de eu reconhecer que é difícil encontrar alguém com ela quando você está no shopping ou mesmo no seu colégio.


Novas idéias estão surgindo o tempo todo, novos tipos de colete e novas alternativas de terapia. Investigue todos antes de se decidir sobre a cirurgia. Com isso não estou dizendo o quê fazer ou não fazer, apenas creio que é extremamente importante saber dos tratamentos em vigor, claro que os abalizados e respaldados cientificamente e, que acima de tudo, apresentem resultados e proporcionem bem estar.



Então, exercite-se! Além dos exercícios fisioterápicos específicos (cinesioterapia própria para a escoliose, RPG e PILATES),
as atividades físicas são muito úteis e indicadas. A natação costuma ser indicada para a escoliose, pois trabalha a respiração e fortalece os músculos, porém NÃO É TRATAMENTO! {aliás, o fato de ela beneficiar a extensão da coluna deve ser levado em conta}. Os exercícios mantém os músculos das costas fortes, portanto, ajudam a estabilizar a curvatura!



Postura é muito importante, não só mantem os músculos ao redor da coluna fortes, como realmente ajuda com a aparência. Uma postura caída, encurvada faz a giba (corcunda da costela) parecer pior.




Lembre-se, postura é fundamental para a manutenção de escoliose, uma vez que permite que os músculos das costas possam suportar corretamente a sua coluna, por isso não se largue! Essa postura caída enfraquece os músculos das costas e pode fazer com que a curvatura cresça desnecessariamente. Além disso, a postura incorreta deixa a escoliose mais perceptível. Em uma postura ereta, a escoliose é mais difícil de ver.


O Pilates aplicado junto com a Fisioterapia vai ser um poderoso auxiliar no nosso arsenal, já que seu objetivo principal é fornecer, através de exercícios específicos, a estabilização vertebral tão nescessária na contenção da evolução da curva escoliótica.



Pilates  aplicado a Fisioterapia incorporado ao princípio da tridimensionalidade vai:


a) prover força necessária dos próprios músculos no sentido da correção nos 3 planos do espaço,

b) tornar possível a estabilização dessa correção, mantendo-a ao longo do tempo,

c) ajudar na adaptação à utilização do colete,muitas vezes necessário,

d) manter a correção obtida por ele depois de sua retirada {estudos mostram uma certa perda da correção após a retirada do colete ortopédico},

e) preparar para a cirurgia, quando indicada, pois deixa a coluna mais forte , porém mobilizada, facilitando o trabalho do cirurgião,

f) auxiliar decisivamente no pós cirúrgico, já que uma pessoa que se exercita regularmente, além da muscultura, ganha benefícios na respiração e na circulação. Isso inflenciará positivamente na recuperação pós-cirúrgica,

g) por fim, e não menos importante, o exercício atua na auto-estima. Pesquisas demostram que as alterações advindas de prática regular de exercício interferem na auto-imagem.



Você não acha que há razões suficientes para acreditar na importância dos exercícios específicos fisioterapêuticos no tratamento da escoliose?



Para terminar, recomendo que não se preocupe. Isso só faz com que você desgaste energia antes do tempo. Existem muitas pessoas com escoliose, alguns tiveram que se tratar cirurgicamente, alguns não, por optarem assim. Você deve fazer a sua investigação, para estar segura(o) , só assim você vai realmente se comprometer para fazer todo o possível a fim de atingir seu objetivo.



Lembre sempre que, por incrível que pareça, mais do que a técnica, a solução dependerá da motivação, disposição e comprometimento do paciente.