terça-feira, 30 de agosto de 2011
segunda-feira, 22 de agosto de 2011
Glucosamina e condroitina para artrose, isso funciona?
Mesmo indo além do escopo deste site, decidimos divulgar os resultados desta pesquisa pela importância da publicação e relação direta com o tratamento medicamentoso adotado por muitos pacientes sob tratamento fisioterapêutico e que por vezes, se questionam sobre seu tratamento alopático.
O último número da Revista BMJ (FI=13,660) publicou uma metanálise1 avaliando a eficácia da condroitina e glicosamina, comparada a placebo. Foram agrupados os resultados de 10 ensaios clínicos, totalizando 3803 indivíduos. Foram considerados como desfechos a diminuição da dor e o espaço articular.
Todos os resultados não atingiram significância estatística, seja utilizando as drogas isolada ou combinadamente. Curiosamente, o estudo apresentou efeitos menores em estudos clínicos não financiados pela indústria farmacêutica.
Assim, os autores concluíram que: "Comparado com placebo, glucosamina, condroitina, e sua combinação não reduzem a dor articular ou têm impacto na diminuição do espaço articular'. Os autores recomendam ainda que "as autoridades de saúde e seguradoras de saúde não devem cobrir os custos destas preparações, e novas receitas para pacientes que não receberam o tratamento devem ser desencorajadas".
OBS: Destaco que esta informação tem caráter informativo e não deve servir para subsidiar qualquer alteração em tratamento previamente prescrito por profissional de saúde legalmente habilitado.
Fonte: http://www.fisioterapiaemevidencia.com/
Referência:
1. Wandel S, Jüni P, Tendal B, Nüesch E, Villiger PM, Welton NJ, et al. Effects of glucosamine, chondroitin, or placebo in patients with osteoarthritis of hip or knee: network meta-analysis. BMJ. 2010 16 set;341:c4675
sábado, 6 de agosto de 2011
Paris Hilton também faz Pilates
Paris Hilton afirmou ter engordado uns quilos durante seu reality show "The World According to Paris" e decidiu entrar em dieta.
A socialite contou ao site "Daily Mail" que está se dedicando a sessões de Pilates, "nunca tinha feito nada que desse tanta energia como o Pilates", e tem se alimentado de forma mais saudável.
"Eu me sinto muito feliz. Venho fazendo pilates para tonificar meu corpo. Eu também estou comendo frutas orgânicas, vegetais e bebendo sucos. Eu tenho muita energia", revelou ela ao contar a nova rotina.
Fonte: band.com.br
quarta-feira, 3 de agosto de 2011
Fisioterapia e Pilates aliviam dor da artrite e artrose
Por ser uma doença inflamatória, a artrite não está vinculada à idade e pode aparecer também na juventude. A inflamação manifesta-se em inchaço, vermelhidão e dor causada por tecido lesionado ou enfermidade na articulação.
A artrite é apresentada de diferentes maneiras dependendo da sua forma de manifestação, a mais comum é a artrite reumatoide, bem como a artrite degenerativa, artrite gotosa e artrite piogênica. A dor de artrite varia de pessoa para pessoa e vai desde a inflamação da membrana sinovial, dos tendões, dos ligamentos, das fibras musculares até a fadiga.
Já a ortoartrite, mais conhecida como artrose, está ligada ao envelhecimento das articulações, sendo que o processo degenerativo de desgaste da cartilagem inicia-se, em geral, a partir dos 40 ou 45 anos de idade e afeta as articulações, mais precisamente nos joelhos, pés e quadris. Em geral, é causada pelo envelhecimento e a sobrecarga que faz com que a cartilagem se desgaste das articulações e perca a agilidade e elasticidade, causando muita dor e limitação dos movimentos.
Um médico capacitado irá direcionar o paciente a um fisioterapeuta e, com um programa apropriado de exercícios, o profissional irá ensinar os pacientes sobre métodos de alívio da dor, como trabalhar a postura corporal para não sobrecarregar onde está a inflamação, a proteção das articulações, entre outros. Porém, é preciso munir-se de paciência e atividade física adequada para um eficaz tratamento.
Estudos têm mostrado que o Pilates, acompanhado de um profissional, ajuda pessoas com artrite e artrose, já que reduze a dor e melhoram a rigidez na articulação, aumenta a flexibilidade e a força muscular.
Fonte: http://www.uol.com.br/
segunda-feira, 1 de agosto de 2011
Aos 37 anos e mãe de 2 filhos, Ana Lima revela sua fórmula de boa forma: Pilates
Com 37 anos e dois filhos - Tom, de oito anos, e Davi, de cinco -, Ana Lima exibe um corpo de dar inveja a muita menininha de 20 anos. Em entrevista ao EGO, a atriz de "Araguaia" mostrou o que faz para manter tudo em cima. Há três meses, Ana faz pilates na academia de Stella Torreão, na Zona Sul do Rio, para manter a forma conquistada com anos de dança.
"Sempre fiz ginástica e dança. Mas tive uma hérnia de disco e tive que parar. Aí os médicos e fisioterapeutas me indicaram o Pilates. Eu gosto muito porque é mais trabalhado, tem um cuidado maior e tem muito a ver com a dança. Além disso, é bom para dar uma relaxada. Eu sofro em alguns exercícios, mas vou embora bem", revela.
A atriz, aliás, tem um currículo invejável no meio da dança. Além de fazer ballet clássico no Theatro Municipal quando era criança - "A Ana Botafogo aplicava prova em mim" -, ela também fez jazz, sapateado e dois anos de aula com a coreógrafa Débora Colker.
Assinar:
Postagens (Atom)