sábado, 26 de fevereiro de 2011
sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011
DORES MUSCULARES INDICAM TREINO EXAGERADO E SEM RESULTADOS POSITIVOS
Sentir dor após uma aula de Musculação ou Pilates pode significar lesão muscular decorrente de excesso de treino e não ganho de massa como muitos pensam. Segundo a fisioterapeuta e diretora da FisioCiência, Eliane Coutinho, este é um problema recorrente nas academias.
“É cada vez mais freqüente alunos saírem das academias e no dia seguinte se referirem à dor muscular com satisfação, com frases do tipo: “Pilates funciona!”. Parece que ainda estamos na era clássica do fisiculturismo, do ‘no pain no gain’, sem dor sem ganho. Aula com dor significa excesso de treino com sobrecarga muscular que não considera os princípios do Método Pilates que primam por controle e precisão de movimento” alerta.
A especialista explica que a dor muscular de um ou dois dias após atividade física é denominada Dor de Ocorrência Tardia (DOT) ou Dor Muscular de Início Retardado (DMIR). Segundo Eliane, estudos mostram que essa dor pós-exercício não está relacionada diretamente com o ganho de massa muscular e por promover uma queda na produção de força e amplitude de movimento, devido ao quadro inflamatório da lesão, pode acarretar uma queda de intensidade e qualidade em um programa de Pilates.
“As lesões musculares que podem ocorrer devido ao excesso de exercícios seguindo a filosofia de dor, reduzem o potencial proliferativo das células satélites, organelas responsáveis pela recuperação e hipertrofia muscular. Ou seja, se doer, os resultados vão demorar mais tempo para aparecer” explica.
A especialista, que também é pós-doutoranda em Pilates na USP/SP, salienta que ganho de massa muscular (hipertrofia) é totalmente possível sem que exista, necessariamente, quadro de dor muscular.
“Por isso, se houver dor após uma aula de Pilates, converse com seu instrutor ou procure academias e estúdios que hipertrofiam sem dor” recomenda.
Fonte: clicrbs.com.br
quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011
APRENDA A BEBER A ÁGUA PARA EMAGRECER
Água aumenta massa muscular e traz sensação de saciedade
Além de cumprir uma extensa lista de funções vitais ao organismo, a água desempenha um papel fundamental na manutenção e perda de peso. Segundo a nutricionista da Vitta Exercício e Clínica de Saúde, Denise Pinto, quando combinada a bons hábitos alimentares, a água pode ajudar a aumentar massa muscular e traz sensação de saciedade, evitando que se coma demais.
De acordo com a especialista, aliada à alimentação saudável e à prática de exercício físico, a água consumida adere ao compartimento intracelular do músculo, resultando no aumento da massa muscular.
— Isso faz com que a nossa taxa metabólica basal (quantidade de calorias que o corpo utiliza em repouso para o funcionamento dos órgãos) aumente. Ou seja, vamos queimar mais calorias quando estivermos em repouso — explica Denise.
Segundo ela, confundir sede com fome é muito comum, e a maioria das pessoas opta por comer ao invés de beber um copo de água. Por isso, ela recomenda:
— Sempre que você sentir aquela fome de repente, beba água para ver se não é sede.
Esse hábito promove ainda uma maior sensação de saciedade. Ter uma garrafinha de água por perto, e beber com frequência evita que você busque um doce ou outro alimento calórico.
Preferir a água gelada também é uma forma de queimar calorias. Segundo a nutricionista, o organismo precisa trabalhar mais para que a temperatura corporal seja restabelecida.
— Entretanto, a queima é mínima, em torno de uma caloria por litro de água ingerida. Por isso, devemos tomar bastante água ao longo do dia — orienta Denise.
No entanto, conforme a especialista, existem alguns momentos em que a água pode mais atrapalhar do que ajudar. É o caso das refeições, quando o consumo deve ser moderado.
— Nas refeições, como o almoço e jantar, consumimos alimentos ricos em proteínas, fibras e carboidratos. Quando ingerimos muito líquido junto, o nosso estômago tende a aumentar. Esse aumento faz com que possamos comer cada vez mais, aumentando assim o peso.
PREJUÍZOS DA FALTA DE INGESTÃO DE ÁGUA
:: Dificulta a regulação da temperatura corporal
:: Reduz a lubrificação das articulações
:: Compromete o transporte de vitaminas e minerais para as células
:: Dificulta o trabalho dos rins que filtram as toxinas do nosso organismo
QUAL A QUANTIDADE DIÁRIA RECOMENDADA DE ÁGUA?
:: Recomenda-se que para cada 1000 kcal devemos ingerir um litro de água. Ou seja, se tenho uma dieta de 2000 kcal, devo então ingerir 2 litros de água/dia.
Assinar:
Postagens (Atom)